Na Beleza37, os portes são grátis se a encomenda não for enviada em 48 horas. E, claro, o seu mimo especial está sempre incluído.

Como Fazer Madeixas Coloridas no Cabelo?

Escrito em 10 de Novembro de 2013

Como Fazer Madeixas Coloridas no Cabelo?

Escolha do Material – Que pastel utilizar?

A loja Beleza37 tem à venda em https://www.beleza37.pt/category/pastel-giz


Além do pastel seco também são necessários:

  • Borrifador com água;
  • Chapinha ou babyliss;
  • Materiais protetores contra “sujidades”. O pastel seco faz MUITA sujidade nas mãos, roupa, chão e tudo o que estiver à volta. Logo, é recomendado usar, no mínimo, uma camisa velha e um par de luvas (forrar o chão também pode ser uma possibilidade, pois facilita a limpeza…). Contudo, a respeito da sujidade, tranquilize-se, o pastel é fácil de remover e não mancha a roupa.

 

Como fazer Pastel – passo a passo básico

  • 1 – Humedeça a área do cabelo selecionada com o borrifador, desta forma a pigmentação será “dissolvida” e, portanto, melhor fixada nos fios.

Caso seus cabelos sejam loiros, ou claros ou demasiadamente porosos, salte esta etapa! Neste tipo de cabelo a junção de água + pigmentos de pastel formam praticamente uma tintura, a qual não sairá facilmente ao lavar os cabelos. Entretanto, caso seu intuito seja permanecer com a coloração nos fios por várias lavagens, eis aí o “segredo”.

Para colocar pastel em cabelos escuros, molhar os fios é uma etapa essencial. Quanto mais escuro forem o cabelos, maior será a quantidade de água necessária. Ou seja, em vez de “húmida”, a madeixa deverá estar “encharcada”.

  • 2 – Você pode torcer a madeixa selecionada a fim de criar uma textura que facilite a aplicação do pastel seco, pois em áreas texturizadas o pastel liberta mais pigmentos (leia-se: esfarela-se melhor).

Entretanto, a torção pode vir a danificar e embolar os fios. Há também como aplicar o pastel SEM torcer as madeixas de cabelo. Basta separar as seções a serem coloridas e segurá-las de maneira reta e firme, porém será necessário ser mais paciente a fim de conseguir colorir devidamente as áreas não texturizadas.

  • 3 – Segure o pastel na posição horizintal e aplique-o na mexa previamente torcida com movimentos de cima para baixo. O movimento contrário acarretará frizz e embaraçará os fios.

Dica: As madeixas podem ser de um único tom, coloridas ou compostas em degradê. Use a sua criatividade e divirta-se!
Para fazer o degradê comece pelo tom mais escuro. Neste método é mais fácil ir do escuro ao claro do que fazer o caminho inverso.

  • 4 – Espere secar naturalmente ou com a ajuda de um secador e, com uma escova de cerdas curtas, penteie LEVEMENTE a madeixa para retirar o excesso de pó de pastel SE achar necessário.

Para quem optou por não molhar, apenas penteie. Para quem tem cabelos cacheados, não penteie.
Cuidado nesta etapa, pentear o pastel pode causar uma grande nuvem de pós de pastel. Obs: Após pentear a cor será atenuada. Então, se atenuar for a intenção, penteie!

  • 5 – Para que a cor dure por mais tempo, muitos finalizam o processo com chapinha ou babyliss, pois o calor condensa os pigmentos fixando-os entre as cutículas do fio e, por consequência, prolongando a duração da cor.

Esta é uma etapa opcional. Você pode dispensá-la se não quiser que a cor perdure tanto e/ou se seus cabelos forem bem claros e/ou como medida de redução de danos. Afinal, apesar de não ser químico, o pó do pastel resseca os cabelos, e aplicar fontes de calor sobre cabelos ressequidos não é muito saudável. Quer usar chapinha ou babyliss mesmo assim? Então esteja ciente dos danos e dos cuidados que deverão ser adotados no “pós pastel”.

Ainda nesta etapa de finalização do procedimento, NUNCA aplique produtos à base d’água sobre o pastel a não ser que você queira uma papa no lugar das lindas madeixas coloridas. Recomendo finalizar com… NADA. Mas, caso você realmente sinta necessidade, finalize com algum spray de brilho composto por silicones ou com poucas gotinhas de sérum para cabelos.

Sprays fixadores de cabelo também são bem vindos, principalmente se o seu pastel tiver o objetivo de mudar um penteado. Aliás, o pastel dá efeitos lindos aos penteados. Um simples coque ou rabo de cavalo ficam com ar fashion apenas por causa das madeixas coloridas.

Duração do Pastel:

O pastel pode durar de 1 a 3 lavagens, dependendo dos seguintes fatores:
- forma de aplicação escolhida; aplicar sobre madeixas molhadas e finalizar com chapinha ou babyliss perduram a duração.
-cor do pastel aplicado; quanto mais escuro for o pastel, maior é sua pigmentação e, por consequência, maior será a fixação.
-cor do cabelo; quanto mais claro for o cabelo, mais tempo o pastel perdura.
-porosidade capilar; quanto mais poroso for o cabelo, mais pigmentos serão depositados entre as cutículas dos fios e, por consequência, mais tempo a cor ficará no cabelo.
- método de higienização; caso você queira prolongar a duração do pastel, utilize shampoos à seco ou métodos de lavagem como higienizadores em creme e co-wash (lavagem com condicionador). Contudo, a coloração irá sim desbotar e pode ser que venha a sair por completo mesmo adotando tais métodos.


Como remover o Pastel

Quando quiser lavar devidamente os cabelos, utilize uma escova daquelas redondas e cheias de cerdas para remover parcialmente os resíduos do pastel, lave bem a cabeça com um shampoo de limpeza potente (preferencialmente antirresíduos) e aplique uma boa máscara de hidratação. Dependendo dos tópicos mencionados acima, talvez não saia completamente na 1ª lavagem, mas tranquilize-se, o pastel não é permanente.

O pó do pastel tende a desprender-se do cabelo ao longo do dia sujando um pouco a roupa utilizada para sair. Assim sendo, opte por roupas cuja coloração se assemelhe aos tons pastel escolhidos. Isto disfarça bastante caso algum pó venha a empoeirar sua vestimenta. Mas, reiterando, o pastel é de fácil remoção. Ocorre com as roupas assim como ocorre com os cabelos: Lavou, tá nova! (bom, é claro que muito depende da relação nível de sujidade X potencial da lavagem.)